Veja o mau que o abuso das telas pode causar na criança. Faça o teste se está viciado.

Atualizado: Set 15


Estamos vivendo numa época em que o acesso a internet, celulares, tablets e computador, é muito fácil. Cada vez mais cedo as crianças estão sendo apresentadas a essas tecnologias, porém até que ponto elas são benéficas?


A tecnologia tem o seu lado bom. Auxilia na busca de informações e pode até aproximar pais e filhos conversando e aprofundando em determinados assuntos.


Mas o uso excessivo de eletrônicos pode causar grandes prejuízos para as crianças, pois trazem muitos estímulos, que podem gerar dificuldades em habilidades emocionais muito importantes, como por exemplo, desenvolvimento da criatividade, do autocontrole e da capacidade de perceber as suas próprias sensações.


A luz emitida pelo aparelho eletrônico à noite, reduz a produção de melatonina, que é o hormônio indutor do sono, com isso a criança ou adolescente pode ter mais dificuldades para pegar no sono, acordar com mais frequência durante a noite, o que fará com que durante o dia a criança não tenha tanta concentração.


O uso excessivo de eletrônicos pode causar problemas como a obesidade infantil, dores de cabeça, problemas na postura e de visão, além de alguns prejuízos na habilidade de escrita, em séries iniciais da alfabetização, como por exemplo, dificuldade motora fina.



É importante que os pais controlem o tempo em que o filho utiliza os aparelhos eletrônicos e também fiquem atentos ao que a criança acessa destes aparelhos.


Lembrando que a criança aprende com exemplo, e os pais são os maiores exemplos para os filhos, portanto se você não quer que seu filho gaste muito tempo nas telas eletrônicas, evite usar esses eletrônicos na frente dele e curta os momentos juntos.


Faça o quiz e veja se está ficando muito tempo nas mídias eletrônicas, se está ficando dependente ou se o uso está controlado.


É só acessar o link:


https://qz.app.do/voce-tem-nomofobia


Alessandra Bizeli Oliveira Sartori

Coordenadora Clínica SabiaMente

Pedagoga - Unopar

Psicopedagoga - Unifev

#pais #internet

44 visualizações
whats.png