Acompanhamento Terapêutico

O acompanhamento Terapêutico (AT) é uma das principais atividades clínicas em saúde mental nos dias de hoje e traz grandes soluções para o tratamento dos pacientes.

O AT visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados.

O trabalho clínico se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados, por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma. Esses encontros podem acontecer em casa e/ou em outros espaços da cidade como cinemas, lanchonetes, shoppings, teatros, escolas etc.

Cada projeto terapêutico é elaborado pela Equipe de maneira singular, a partir das demandas do paciente, da família e dos profissionais envolvidos.

Duração e freqüência se definem em função de cada caso.

Perguntas Frequentes

QUEM SE BENEFICIA COM O ACOMPANHANTE TERAPEUTA?

Qualquer pessoa  que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso, por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia e estagnação.

ACOMPANHANTE TERAPEUTA NA ESCOLA

A função do AT é de mediar as interações do aluno com os professores e colegas, facilitar a participação nas atividades pedagógicos e sociais, oferecendo ferramentas que permitam o entendimento do paciente e sua participação de forma autônoma. É preciso tomar muito cuidado para a criança não criar uma dependência do seu AT. O trabalho é cuidadoso e sempre tem como objetivo a independência e autonomia. A criança precisa ficar sob controle do professor e não do AT.

ACOMPANHANTE TERAPEUTA COMO APLICADOR DE ABA EM CASA

É preciso que o AT tenha sido treinado e/ou capacitado para atividades específicas que possam auxiliar o acompanhado em suas necessidades no seu ambiente natural. Desta forma, é possível abranger  diversas possibilidades do paciente e, partindo desse princípio, é preciso estabelecer metas e objetivos de comportamentos esperados e/ou desejados do mesmo. 

EM QUAIS SITUAÇÕES INDICAMOS ACOMPANHANTE TERAPEUTA? 

Grande parte do trabalho se realiza em casos de deficiência mental, acidentados, terceira idade, crianças com transtorno como de espectro Autistas e desafiador opositor.

Saiba mais...

O que é o acompanhamento terapêutico (AT)?

Contato

Segunda a Sexta-feira das 8h00 às 19h00

Sábado das 9h00 às 14h00

Rua da Saudade, 219 e 198  Tatuapé - São Paulo/SP - CEP 03323-050

(11) 2671-1747

       2096-4938

(11) 9 9486-0408

Localização

Clique nas nossas redes sociais

1.jpg
2.jpg
@2016 - Todos os direitos reservados
whats.png