Acompanhamento Terapêutico
O acompanhamento Terapêutico (AT) é uma das principais atividades clínicas em saúde mental nos dias de hoje e traz grandes soluções para o tratamento dos pacientes.
O AT visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados.
O trabalho clínico se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados, por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma. Esses encontros podem acontecer em casa e/ou em outros espaços da cidade como cinemas, lanchonetes, shoppings, teatros, escolas etc.
Cada projeto terapêutico é elaborado pela Equipe de maneira singular, a partir das demandas do paciente, da família e dos profissionais envolvidos.
Duração e freqüência se definem em função de cada caso.
Perguntas Frequentes
QUEM SE BENEFICIA COM O ACOMPANHANTE TERAPEUTA?
Qualquer pessoa que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso, por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia e estagnação.
ACOMPANHANTE TERAPEUTA NA ESCOLA
A função do AT é de mediar as interações do aluno com os professores e colegas, facilitar a participação nas atividades pedagógicos e sociais, oferecendo ferramentas que permitam o entendimento do paciente e sua participação de forma autônoma. É preciso tomar muito cuidado para a criança não criar uma dependência do seu AT. O trabalho é cuidadoso e sempre tem como objetivo a independência e autonomia. A criança precisa ficar sob controle do professor e não do AT.
ACOMPANHANTE TERAPEUTA COMO APLICADOR DE ABA EM CASA
É preciso que o AT tenha sido treinado e/ou capacitado para atividades específicas que possam auxiliar o acompanhado em suas necessidades no seu ambiente natural. Desta forma, é possível abranger diversas possibilidades do paciente e, partindo desse princípio, é preciso estabelecer metas e objetivos de comportamentos esperados e/ou desejados do mesmo.
EM QUAIS SITUAÇÕES INDICAMOS ACOMPANHANTE TERAPEUTA?
Grande parte do trabalho se realiza em casos de deficiência mental, acidentados, terceira idade, crianças com transtorno como de espectro Autistas e desafiador opositor.
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