A apropriação da leitura não se faz de uma hora para outra, nem se produz individualmente. É um processo que envolve diversos saberes e requer principalmente interação entre leitor e texto e a mediação do professor.
Uma estratégia muito interessante é a brincadeira de TANGOLOMANGO.
O tangolomango é um texto da tradição oral (cantiga ou parlenda), com estrutura repetitiva de dois pares de versos rimados e enumeração decrescente. É uma brincadeira folclórica que começa com dez elementos que vão diminuindo em cada estrofe, terminando quando não sobra nenhum.
Perguntar, inicialmente, para as crianças se elas sabem o que é tangolomango: isso vai mexer com a imaginação, pois é uma palavra desconhecida.
Depois, apresentar o texto escrito e “brincar” com a diminuição das pessoas e com a sonoridade (consciência fonológica).
[O professor avaliará se houve efetivo entendimento do que foi lido e se o aluno entendeu o significado da brincadeira, principalmente a sequência decrescente]
Uma família numerosa
Tinha muita filharada
Eram dez mocinhas nervosas
Só faziam trapalhada!
Eram dez irmãs numa casa, uma foi ser muito esnobe
Deu tangolomango nela e das dez ficaram nove.
Eram nove irmãs numa casa, uma foi fazer biscoito.
Deu tangolomango nela e das nove ficaram oito.
Eram oito irmãs numa casa, uma foi amolar canivete.
Deu tangolomango nela e das oito ficaram sete.
Eram sete irmãs numa casa, uma foi quebrar o pé dos móveis.
Deu tangolomango nela e das sete ficaram seis.
Eram seis irmãs numa casa, uma foi colocar um brinco.
Deu tangolomango nela e das seis ficaram cinco.
Eram cinco irmãs numa casa, uma foi fazer teatro.
Deu tangolomango nela e das cinco ficaram quatro.
Eram quatro irmãs numa casa, uma foi falar francês.
Deu tangolomango nela e das quatro ficaram três.
Eram três irmãs numa casa, uma foi andar nas ruas.
Deu tangolomango nela e das três ficaram duas.
Eram duas irmãs numa casa, uma foi arrancar a pluma.
Deu tangolomango nela e das duas ficou só uma.
Era uma irmã numa casa, ela foi fazer feijão.
Deu tangolomango nela e acabou a geração.
Vamos ajudar a tornar o processo da leitura mais divertida? Compartilhe com seus amigos!!!
E se aplicou a estratégia do tangolomango nos seus alunos escreva o resultado abaixo.
Helena Piva
Ministra aulas na SabiaMente de Literatura, Redação e Direito Civil
Professora de Língua Portuguesa e Literatura - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
Licenciatura com Habilitação para Magistério em Língua Portuguesa - Faculdade de Educação da USP
Psicopedagoga - Faculdade Oswaldo Cruz
Advogada - Faculdade de Direito da USP
Parabéns!