A tabuada nas séries iniciais do ensino fundamental, nos dias atuais deve ser entendida ou memorizada?
Na escola de alguns anos atrás, saber a tabuada "na ponta da língua" era ponto de honra para alunos e professores. Poucos educadores ousavam pôr em dúvida a necessidade desta mecanização.
Atualmente alunos terminam o ensino médio sem saber a tabuada das quatro operações do 1 ao 10. Pense comigo: se não sabe multiplicação, o aluno não consegue fazer divisão, pois nessa operação uma é inversa da outra. Como irá dividir 120 por 12 = 10, se aluno não souber que 10 x 12 = 120; ou número mais baixo, ele não consegue fazer o cálculo.
Proponha aos alunos que descubram quanto dá, por exemplo, 8 x 3. Desenvolva com eles quais são as formas que podem levá-los a encontrar a solução para esta situação. Eles podem obter este resultado através de adições sucessivas:
Mas podem também obter 8 x 3 de outro modo. Como 8 = 5 + 3, podem perceber que: 8 x 3 = 5 x 3 + 3 x 3.
Faça-os entender que a multiplicação agiliza o processo de adição e que, se eles souberem a tabuada “de cor”, poderão ser mais ágeis ao resolver as operações. Uma vez compreendidos os fatos fundamentais, eles devem ser, aos poucos, memorizados. Para isso, deve-se utilizar jogos variados, como por exemplo, bingo de tabuada, cálculos mentais e todo tipo de jogos que contribuam para a memorização da tabuada.
Referência bibliográfica:
Jornal da cidade, A importância da tabuada nas séries iniciais do ensino fundamental-Disponível em:
<https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/8912/a-importancia-da-tabuada-nas-series-iniciais-do-ensino-fundamental>. Acesso em 05 de dezembro de 2018.
Joice Bento
Professora de alfabetização lúdica da Sabiamente
留言