A importância da habilidade social

Atualizado: Set 8


Você já parou para pensar por que temos que nos conter para falar algo desagradável que pensamos sobre alguém? Ou então, para que temos que ser cordiais com alguém que não temos apresso ou que não conhecemos?

Desde que nascemos, somos inseridos em uma sociedade, com suas normas e regras pré-estabelecidas.

As habilidades sociais são muito importantes para a nossa vida, e influenciam na autoconfiança, senso de auto-eficácia e auto-reforçamento, além de contribuir para o convívio com as dificuldades e momentos de stress.

Geralmente a obtenção das habilidades sociais ocorre de forma natural das relações que estabelecemos ao longo de nossas vidas, como na família, na escola, na religião, entre outros.

A criança precisa desenvolver suas habilidades sociais para que consiga lidar com os desafios e demanda sociais, ela aprenderá a se comunicar, pedir por favor, se desculpar, dizer obrigado, entre outras coisas.

Ela deve aprender a lidar com a permissividade e as cobranças em diferentes contextos sociais, como na escola e no lar. Com o tempo, ela aprende a distinguir estímulos sociais em cada um desses ambientes, se adequando socialmente.

Quando as habilidades sociais não são bem desenvolvidas, o individuo pode apresentar dificuldades interpessoais em empatia (saber se colocar no lugar do outro), expressão de sentimentos, baixa auto-estima, impulsividade, entre outros comportamentos.

#mãe #criança #adultos #mãeefilho #emoções #socialização #habilidadessociais

150 visualizações
whats.png