COMO LIDAR COM OS TRAUMAS?

Atualizado: Set 15


Trauma se remete a algum dano emocional que ocorre por conta de um acontecimento que gerou dor e sofrimento.


As experiências traumáticas estão associadas a sensação de impotência, de ameaça real ou subjetiva, medo, ansiedade e temor pela integridade física, psíquica e social. Cada pessoa vivencia de maneira individual o evento. O que pode causar trauma para um, não causa trauma para o outro.


O trauma é nomeado desta forma porque remete a experiências desagradáveis. Sua marca na vida psíquica pode ter repercussões inúmeras e nem sempre a pessoa consegue perceber. Muitas vezes outras pessoas percebem a mudança da pessoa frente ao trauma e indicam buscar ajuda.


É importante que a pessoa ao ter consciência que passou por um trauma busque superar, se não sozinha com ajuda de profissionais como psicólogos ou psiquiatras. É preciso compreender a dimensão psíquica do trauma na pessoa para a superação.


Existem pessoas que conseguem “deixar pra lá” com mais facilidade, já outros “absorvem” com muita intensidade todas suas vivências. É preciso encarar todas as situações em que vivemos como u aprendizado.


Uma visão mais otimista frente aos eventos da vida sem dúvida ajudará a “deixar para trás” e focar-se mais na vida presente.


Como colocar isso em prática?


- Busque valorizar o presente;

- Mantenha uma boa vida social;

- Invista em você;

- Reserve um tempo para fazer o que gosta pelo menos uma vez por semana;

- Cuide da sua aparência (as vezes olhar-se no espelho e sentir-se bem cuidada, pode auxiliar você a sentir-se mais confiante);

- Controle seu estresse (com boa alimentação, exercícios e qualidade de sono);

- Não acumule rancores e mágoas;

- Trace objetivos para melhorar sua vida (ter sua casa própria, fazer um curso, viajar, mudar de emprego, etc.);

- Procure estar perto de quem você gosta e que lhe faz feliz.


whats.png