Como educar sem violência?

Atualizado: Set 14


Quem nunca ouviu a frase “é só uma palmadinha”? Mas será que ela resolve os problemas?

Muitos pais ao ensinarem para o seu filho o que não deve fazer, acaba batendo na criança para que ela não repita mais o comportamento, porém se os pais batem em seus filhos, eles podem entender que também poderão bater em outras pessoas, ou seja, muitas crianças que apanham em casa acabam reproduzindo esse comportamento em outros ambientes, como na escola, porque a criança entende que se os pais conseguem o que querem batendo, ela também conseguirá desta forma.

Uma boa maneira de ensinar para a criança o que não se deve fazer, sem precisar bater, é por meio do diálogo, onde os pais precisam ser firmes com a criança e explicar as coisas para ela.

Os pais precisam repetir várias vezes para a criança que o comportamento que ela teve não foi legal, e eles devem entender que ela está aprendendo a lidar com as regras e que por causa disso irá testá-los também.

Quando a criança faz comportamentos legais os pais precisam elogia-la e mostrar o quanto ficaram felizes com aquela atitude, o que reforçará o comportamento positivo.

Quando as crianças de 5 e 6 anos têm um comportamento que os pais não aprovam, ao invés de bater, eles podem explicar para criança o porque não gostaram do comportamento e depois se for necessário, retirar um brinquedo dela por alguns dias, lembrando que é importante que eles expliquem para a criança o motivo.

A criança deve ver os pais como alguém em que ela pode confiar e que estará ali para protegê-la e não como alguém que se ela falar que fez algo errado, este irá castiga-la com violência.

#filhos #familia #educação

40 visualizações
whats.png