O Autismo e Carnaval

Atualizado: Set 14


O autismo tem sido amplamente discutido e, graças a isto, muitas famílias conseguem identificar alguns sinais de riscos nos bebês e crianças, aumentando a procura para um diagnóstico e consequentemente iniciando intervenções que ajudam na estimulação de funções cognitivas, de linguagem e comportamentais.

É um transtorno do desenvolvimento, com comportamentos observáveis logo nos primeiros dias de vida, afetando principalmente as áreas sociais e de comunicação.

Sabe-se hoje que existe o espectro autista com diversos graus e comprometimentos. Algumas crianças têm desenvolvimento mais semelhante ao de crianças típicas, com menor grau de comprometimento.

A Mocidade Independente de Padre Miguel (Rio de Janeiro) tem um projeto social dirigido a crianças residentes na Zona Leste do Rio de Janeiro, que possuem autismo, sem condições financeiras e acesso ao tratamento.

Os atendimentos são realizados na quadra da escola de samba, por equipe formada de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas que além de fazer acompanhamento e atendimento às crianças, também oferecem apoio às famílias.

Com a intenção de apoiar projetos sociais e sem fins lucrativos destinados causa do autismo, o intérprete e compositor da União da Ilha do Governador, Ito Melodia e...., criou o samba abaixo.


Fontes:

http://www.radioarquibancada.com.br/site/mocidade-lanca-projeto-para-criancas-autistas/. Acesso em 05 de fevereiro de 2018.

http://www.revistaexplosaoinsamba.com.br/single-post/2017/03/29/Sou-um-artista-de-um-mundo-solit%C3%A1rio---Ito-Melodia-e-Gugu-das-Candongas-fazem-samba-que-chama-%C3%A0-aten%C3%A7%C3%A3o-de-todos-para-uma-nobre-causa-que-%C3%A9-o-autismo. Acesso em 07 de fevereiro de 2018.

#autismo #carnaval

141 visualizações
whats.png