Você sabe o que é TOD?

Atualizado: Set 9


O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é caracterizado pelo comportamento desafiador e desobediente a figuras de autoridade.

Geralmente os sintomas começam a aparecer antes dos 8 anos de idade. A pessoa com o transtorno pode exibir comportamentos de agressão, automutilação, comportamento antissocial, gritos, impulsividade ou irritabilidade. Também podem ter alterações o humor como ansiedade e raiva. Esses comportamentos devem durar mais de seis meses para ser considerado possivelmente Transtorno Opositor Desafiador, e causam problemas expressivos tanto em casa quanto na escola.

A associação com outros transtornos é frequente, como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). O tratamento é feito com psicoterapia comportamental, em que o profissional irá trabalhar para diminuir os comportamentos negativos da criança.

O psiquiatra deve avaliar se há necessidade do uso de medicação. O Transtorno Opositivo Desafiador não tem cura, e a família precisa aprender a lidar com o transtorno.

Muita gente acredita que o TOD ocorre porque os pais não souberam educar ou a criança não tem limites, e então julgam esses pais nos momentos de crise dos filhos, por isso é importante que os pais realizem psicoterapias e aprendam também como se comportar diante da crise do filho.

Quando o TOD não é tratado, ele pode evoluir para o Transtorno de Conduta que é quando o individuo tem comportamentos socialmente inadequados, agressivos com a violação de normas sociais e direitos individuais.


#TOD #transtornodepersonalidade #transtornopsiquiátrico

144 visualizações
whats.png