Você sabe o que é TOC?

Atualizado: Set 8


Preocupação excessiva com sujeiras, com simetria e limpeza; compulsão por verificar portas, trincos e cadeados? Estes são alguns sinais de quem tem o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

O TOC é considerado um distúrbio psiquiátrico de ansiedade que tem como principais características a presença de pensamentos e ideias obsessivas e/ou comportamentos compulsivos e repetitivos, segundo o DSM-VI (Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Transtornos Mentais) e o CID-10 (Classificação Internacional das Doenças).

Indivíduos com esse transtorno sofrem imagens, pensamentos e ideias que invadem a sua cabeça sem que a pessoa consiga bloquear, para elas uma forma de aliviar essa ansiedade que é gerada pelos pensamentos seria efetuando rituais repetitivos, o que pode atrapalhar suas vidas profissionais, pessoais e sociais, pois muitos ficam boa parte do dia realizando esses rituais.

Um exemplo disso é que na cabeça dessa pessoa pode passar que algo vai acontecer de grave com ela ou com alguém de sua família e para impedir isso a pessoa precisa ficar pisando 50 vezes na mesma linha, e o que ocorre também é que quando acabam essas cinquenta vezes ou está no meio, o paciente acha que fez algo de errado e precisa recomeçar a contagem, desencadeando assim os movimentos repetitivos pré-estabelecidos por ele mesmo.

Se esses sintomas não foram tratados com a ajuda de um profissional a tendência é que piorem cada vez mais, por esse motivo quanto mais cedo o TOC for diagnosticado melhor será para a realização do tratamento e recuperação.

As causas do transtorno ainda não são conhecidas. Pesquisas indicam que pode ser por ordem biológica, genética e também influencias do meio ambiente.

Principais sintomas do TOC:

  • Preocupação excessiva com sujeiras;

  • Compulsão por verificar portas, trincos e cadeados;

  • Um enorme medo que ocorra algo com sigo ou com alguém parente;

  • Preocupação com Simetria;

  • Compulsão por lavar as mãos.

Se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja, entre em contato conosco e te ajudaremos.

Espero que o post de hoje tenha te ajudado de alguma forma! Se quiser mais dicas de estudos, educação, desenvolvimento infantil, acompanhe a SabiaMente nas redes sociais:

FACEBOOK / INSTAGRAM / YOUTUBE

#transtornopsiquiátrico #psicoterapia #psicanálise

51 visualizações
whats.png