Veja como estimular uma criança com TEA (Autimo) em casa.

Atualizado: Set 15

Como os pais podem dar o seu enriquecimento sensorial para crianças com TEA, usando itens disponíveis em sua casa, uma opção de baixo custo para melhorar o progresso de seus filhos?

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia (EUA) em 2016, com 28 meninos autistas e idade entre 3 a 12 anos, publicada na revista APA Behavioral Neurocience encontrou melhora na questão sensorial quando utilizadas a estimulação de enriquecimento ambiental usando materiais de baixo custo.


Na pesquisa foi evidenciada melhora significativa das crianças com TEA que receberam as estimulações sensoriais em casa, em comparação às crianças que apenas realizaram a intervenção com a terapia de análise do comportamento aplicada (com intervenções de 25 a 40 horas semanais).


Sabemos que os Autistas apresentam dificuldades sensoriomotoras significativas, e que a estimulação diárias aos estímulos melhoram a sensibilidade.


Na pesquisa, os pais receberam kits de estimulação sensorial contendo essências aromáticas para estimular o olfato, diversas texturas para estimular o tato e sensações cinestésicas, materiais para estimular a coordenação motora e movimento. Também receberam estimulações das sensações térmicas, auditivas e visuais. Os pais realizaram de 4 a 7 exercícios diários com combinações destas sensações, com duração de 15 a 30 minutos cada.


Se você quiser mais orientações de como estimular o sensório motor em seu filho em casa, procure um Terapeuta Ocupacional para te orientar.


Na SabiaMente marcamos uma entrevista gratuitamente para avaliar seu caso.


Fonte: Artigo "Enriquecimento Ambiental como um tratamento eficaz para o autismo: um estudo randomizado controlado", Cynthia C. Woo, PhD, e Michael Leon, PhD, do Departamento de Neurobiologia e Comportamento, Universidade da Califórnia, Irvine,Behavioral Neuroscience ., Vol 127, No . 4.

101 visualizações
whats.png