Tricotilomania. Você sabe o que é?

Atualizado: Set 14


A Tricotilomania é um impulso que a pessoa sente em arrancar o próprio cabelo ou pelos do corpo, como por exemplo, da sobrancelha. A pessoa sabe o que está fazendo, porém ela não consegue controlar essa vontade.


O DSM-IV considera a Tricotilomania (TTM) como um transtorno de controle de impulsos que está no capítulo “Transtornos de Controle de Impulsão Não Classificados em Outro Lugar”.

A causa ainda não é identificada, porém há suspeitas que possam ser genético ou que o ambiente estimule o surgimento do transtorno. Muitas pessoas com o transtorno evitam piscinas, prática de esportes com outras pessoas, ir ao cabelereiro, pois sentem vergonha e não querem que as outras pessoas saibam de seus comportamentos.

Junto com a Tricotilomania podem surgir outras patologias associadas como a depressão, transtornos de ansiedade e também abuso de bebidas alcoólicas. Os relacionamentos sociais e profissionais do individuo são afetados, uma vez que ele passa a se isolar devido ao seu comportamento.

O tratamento é feito com psicoterapia e alguns casos quando associado a outras questões psiquiátricas, é importante o acompanhamento médico para averiguar a necessidade de medicamento.

O psicólogo irá trabalhar para que haja mudança nos comportamentos e pensamentos negativos. A medicalização irá auxiliar nos sintomas de depressão e também ansiedade.

Veja abaixo alguns sintomas da Tricotilomania:

- Puxar repetidamente fios e cabelo ou pelos (sobrancelha, cílios, e de outras partes do corpo);

- Sentir um aumento de tensão antes de puxar os fios ou também quando tenta resistir a essa vontade;

- Sentir prazer ou alívio quando terminar de puxar os fios;

- Possuir algumas áreas com poucos pelos ou até mesmo sem nenhum, devido ao comportamento;

- Mastigar, morder, enrolar ou engolir os fios arrancados.

Caso você apresente esses sintomas procure a ajuda de profissionais para que possa iniciar as intervenções o quanto antes.

#transtorno #tricotilomania

85 visualizações
whats.png