top of page

Conheça os sintomas dos Transtornos Ansiosos

Atualizado: 15 de set. de 2020


Segundo, j. Gray (1978) o medo e a ansiedade são estados emocionais proximamente relacionados e são um legado evolutivo, fazendo o indivíduo evitar um perigo próximo ou distante, e desta forma, evitar sua destruição ou a destruição de seu nicho social. A ansiedade é o estado emocional que propicia um grau de alerta máximo para que seja possível um desempenho otimizado sob estresse.


Ansiedade

Alguns conceitos:

- Transtorno ansioso: medo excessivo, ansiedade e alterações do comportamento relacionadas.

- Medo: resposta emocional a uma ameaça iminente real ou percebida.

- Ansiedade: antecipação de uma ameaça futura.

Para Lewis (1967), a ansiedade é o estado emocional vivenciado com a qualidade subjetiva de medo ou emoção a ele relacionada, dirigida para o futuro, percebida como desagradável pelo indivíduo, considerada desproporcional e acompanhada de desconforto somático subjetivo e alterações somáticas manifestas.

O Transtorno ansioso já é uma condição na qual a ansiedade, diretamente observada ou relatada está normalmente elevada ou é desproporcional ao contexto habitual. Há comprometimento funcional duradouro nos campos acadêmicos, afetivo e social.

Alguns dos sintomas dos Transtornos ansiosos:

  • Transtorno de ansiedade de separação

  • Mutismo seletivo

  • Fobias específicas

  • Fobia social

  • Transtorno do pânico

  • Agorafobia

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

A evolução pode seguir o curso de uma cronificação, comorbidade, depressão, abuso de substâncias, risco de suicídios e disfunção a longo prazo. Portanto, quando mais cedo se fizer o diagnóstico e for direcionado para o tratamento, melhor.

O tratamento mais indicado, porém, vai depender de cada caso: são os antidepressivos e psicoterapia. Maior evidência para a psicoterapia cognitivo comportamental! Faça uma avaliação!

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page