top of page

O que é o método ABA?

Atualizado: 15 de set. de 2020

A sigla ABA é a abreviação de Applied Behavior Analysis e no Brasil é conhecido como a Análise do comportamento aplicada.

Para realizar a intervenção com este método, primeiro é feita uma avaliação detalhada onde são identificados os comportamentos que estão em falta e que precisam aumentar de frequência (que geralmente são na interação social ou linguagem) e também os comportamentos que ocorrem em excesso e que precisam ser diminuídos, como por exemplo as estereotipias, interesses restritos e rigor em seguir rotinas. Após esta avaliação é elaborado um planejamento de intervenção individualizado de acordo com a necessidade de cada paciente.


O plano de intervenção é reavaliado periodicamente e vai se modificando conforme os objetivos vão sendo alcançados e novas demandas vão surgindo.


Muitas pessoas ficam com duvidas sobre quem pode utilizar o método ABA. Além de psicólogos é possível que outros profissionais também se especializem nesta área e utilize esse método, como por exemplo, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.


O ABA pode ser aplicado para qualquer idade, lembrado que a intervenção precoce é super importante quando há algum pré-diagnóstico ou diagnóstico pois, as crianças possuem janelas de aprendizagens onde a estimulação correta traz ótimos resultados.


É fundamental que ao optarem por utilizar o método ABA todos os envolvidos compreendam a sua importância no processo, como por exemplo, no caso de crianças com Autismo, a família e a escola precisam participar e falar a mesma língua dos terapeutas, pois são eles que passam a maior parte do tempo com a criança. A participação de todos que convivem com a criança traz grandes contribuições para o sucesso da terapia e faz com que a criança passe a internalizar aquele comportamento em diversos ambientes.

196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page