top of page

O que é o acompanhamento terapêutico (AT)?

Atualizado: 15 de set. de 2020

O acompanhamento terapêutico (AT) é uma modalidade de atendimento na qual um profissional habilitado, como um psicólogo, acompanha o paciente em atividades fora do consultório, podendo atuar em escolas, na casa do paciente ou em atividades sociais.

O contato direto com o cotidiano do paciente, facilita a identificação através da observação, por parte do AT, de situações problemas. A análise dessas situações é peça chave na elaboração de intervenções e estratégias que visem promover uma vida com qualidade tanto para o paciente quanto para aqueles que o cercam, como família e amigos.


Por estar muito próximo e presente no dia-a-dia do paciente, o AT inclui e promove a participação da família e de demais interessados no tratamento, como equipe escolar, na elaboração do tratamento e na sua execução.


O AT não substitui o atendimento clínico, porém é muito útil para aqueles pacientes que possuem demandas cotidianas e poderiam se beneficiar de ter um profissional que os ajude a lidar com situações limite, promova a reinserção social e no oferecimento de suporte.

200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page