top of page

Quando é indicada a Ludoterapia?

Atualizado: 14 de set. de 2020



A Ludoterapia é uma terapia realizada com crianças, onde por meio das brincadeiras a criança consiga se expressar. Permite que o terapeuta observe e interprete as projeções feitas pela criança, através da brincadeira, em que a criança expressa o que sente, pensa, seus conflitos e dificuldades.

O terapeuta irá compreender o mundo interno da criança e também a sua personalidade, sendo fundamental que desenvolva um vinculo com a criança, para que ela passe a confiar nele e consiga se sentir segura.

Durante a ludoterapia podem ser realizadas brincadeiras de casinha, criação de histórias, jogos, desenhos, massinhas de modelar, entre outras atividades.

Quanto menor a criança for, mais difícil é para ela se expressar verbalmente, e por esse motivo é utilizado as brincadeiras.

Além das observações feitas no momento de terapia, o profissional busca mais informações em outros ambientes, como na escola ou em algum curso que ela participe.

A participação dos pais durante todo o processo é fundamental, pois são eles quem ficam a maior parte do tempo com a criança e também receberam orientações do terapeuta.

As queixas mais frequentes dos pais que buscam a ludoterapia são:

- instabilidade emocional (agressividade, isolamento, timidez, etc.);

- Baixo rendimento escolar;

- Dificuldade em aceitar regras e limites;

- Dificuldade na relação entre os pais e a criança;

- Ansiedade.

Uma sessão de Ludoterapia tem a duração média de 50 minutos e o tempo de tratamento varia de criança para criança.

A Ludoterapia apresenta os seguintes resultados:

- Diminui o comportamento agressivo da criança;

- Reduz a ansiedade e o stress;

- Melhora o desempenho escolar;

- Aumenta a autoestima;

- Melhora o emocional da criança com pais separados; entre outros.

Se seu filho está apresentando algum sinal de que algo não anda bem, procure um profissional para te orientar do que deve ser feito, quanto antes as intervenções iniciarem, melhor será para a criança.


355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page