top of page

A força e a resistência muscular na aprendizagem

Atualizado: 14 de set. de 2020


Hoje o diagnóstico mais usado quando se tem uma criança com problemas de aprendizado é o TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

O TDAH é uma alteração neurológica de causa genética que ocorre na região do córtex pré-frontal, na qual o padrão de comportamento é alterado. As crianças apresentam desatenção, desorganização, impulsividade, dificuldade de aprender com erros passados, fraca supervisão interna, falta de previsão, adiamento e agitação motora muito maior que a média para sua idade. Essas alterações não só afetam a vida acadêmica como também a vida social e familiar. Mas para se chegar a este diagnóstico existe a necessidade da uma avaliação interdisciplinar. A simples presença de uma das características não denomina esse transtorno.

Mas a sociedade atual facilita a aparição de algumas dessas características o que pode levar a um diagnóstico errado. As crianças passam grande parte do seu tempo em escolas, creches, apartamento e em casa e as tecnologias passam uma imagem de que ela irá suprir a falta de estímulos com jogos interativos e de cunho cognitivo.

Estudos mostram que a estimulação precoce pode fazer diferença em idades mais avançadas, melhorando o desenvolvimento motor (força, resistência e postura), ao longo da vida vamos nos estruturando através de nossas vivências externas e de atitudes e comportamento.

Por conta do fácil acesso as tecnologias, as alterações biomecânicas acontecem com mais frequência, pois hoje em dia as crianças trocam as brincadeiras de rua por horas em frente à televisão e celulares.

As emoções, cognição e os movimentos físicos estão ligados a um ciclo contínuo de estimulo sensorial e de produção motora. Quanto maior a quantidade de estímulos, maior será o repertório de respostas.

Quando é fornecido para a criança um ambiente favorável, os pais podem ajudar a criança melhorando a coordenação motora grossa e fina, aumentando a resistência muscular e consequentemente postural, desenvolver a fala, entre outras coisas.

As atividades lúdicas como andar de bicicleta, correr, ler, jogar, proporcionam para as crianças a força muscular de coluna e pescoço necessária para que elas aguentem o período de aula lousa-caderno sem se desorganizar e perder o foco.


90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page