Sabemos que o desenvolvimento infantil ocorre desde os primeiros meses de vida, sendo, a estimulação precoce um propulsor inicial para maturação cognitiva e biológica da criança.
O desenvolvimento é continuo, e estabelece algumas fases que necessitam ser respeitadas e observadas ao longo do processo maturacional individual.
Ao adentrar à escola nas fases iniciais (3 a 5 anos), a criança começa a compreender alguns estímulos externos e desenvolve capacidades cognitivas, sociais e espaciais. A Educação Infantil visa o desenvolvimento global da criança, que a partir do seu grupo etário promove atividades, o brincar, jogos, relação interpessoal (relação entre duas ou mais pessoas), encorajamento importantíssimo para o aprendizado.
A ação educacional não se limita apenas ao ato de ensinar, ela abrange um espaço muito mais amplo e dinâmico, propiciando momentos prazerosos de cuidado e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social, que devem estar planejados e preparados de acordo com a necessidade de cada faixa etária e realidade social, sem deixar de atender os seus direitos assegurados pela lei (Art.53 ECA- 8069/90) e preparo do educando, baseado pelos PCNs (Parâmetros curriculares nacionais).
Não podemos esquecer que a escola e a família precisam estabelecer uma parceria na ação formativa de cada criança, que por sua vez, construirá a noção do mundo que o cerca, construção da cidadania, ética e caráter.
Vejamos algumas habilidades desenvolvidas ao longo da Educação Infantil
Conhecimento de mundo
Coordenação motora
Autonomia
Capacidades cognitivas, sociais e motoras
Fortalece o sistema imunológico
Prepara para a pré-escola e fases futuras
Estruturação dos pensamentos e emoções
Segundo (Moreno,2007, p.55). ” Uma educação infantil que respeite direitos da criança em um espaço adequado, rico em estímulos, agradáveis aos olhos infantis num tempo bem planejado capaz de satisfazer suas necessidades em busca da construção de novos saberes e da descoberta do mundo a sua volta”.
Dentro desse contexto avalie as necessidades de cada educando, realize uma pesquisa de escolas preparadas para atender todas essas particularidades, contenham espaço físico adequado e estimulador com profissionais qualificados. Desejo uma grande aventura, recheada de descobertas e momentos inesquecíveis.
Referências Bibliográficas
https://www.cpt.com.br/pcn/pcn-parametros-curriculares-nacionais-documento-compl...
www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/.../MARIA%20ELISANDRE%20DA%20SILVA.pd...
www.adolescencia.org.br/site-pt-br/eca
Comments