Erros que os pais não devem cometer na educação de seus filhos

Atualizado: Set 9


Os pais desejam que seus filhos sejam felizes durante toda a sua vida, e para isso é importante que desde pequenos as crianças tenham um ambiente acolhedor. Ela precisa se sentir amada dentro da família, se tornando assim mais confiante.

Porém muitos pais acabam tendo atitudes que colocam as crianças para baixo, e dessa forma elas podem não adquirir confiança nelas mesmas e quando se tornarem adultas muito provavelmente terão dificuldades em enfrentar os problemas que forem surgindo.

As crianças são como esponjas e absorvem tudo o que está ao seu redor, desde comportamentos até as falas dos adultos, e por mais que a criança não entenda o significado da palavra ou da frase ela irá reproduzir e nem sempre isso será bom.

Veja abaixo atitudes que os pais não devem ter com os seus filhos:

- Os pais não devem achar bonito que o filho bata neles ou em outras pessoas, isso reforçará o comportamento da criança e ela crescerá aprendendo que não tem problema em bater nas outras pessoas, se tornando um adolescente e adulto agressivo e sem limites.

- Não fale palavrões perto das crianças, elas poderão repetir a fala em outros ambientes e com outras pessoas.

- Não minta para o seu filho, porque ele aprenderá com você e passará a mentir. A mentira faz com que ele perca a confiança em você, pois perceberá que o que os pais falam não é verdade. Ex. quando a criança for tomar uma injeção, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, ao invés de dizer que não irá doer.

- Caso a criança minta, os pais devem verificar o motivo pelo qual a criança mentiu, se o motivo foi por alguma coisa errada que ela fez, os pais devem explicar que o amor deles não diminui por causa do erro e que eles estão ali para ajuda-la.

- Não fale para a criança parar de chorar, tente entender qual o motivo do choro e ajuda-la a lidar com as suas emoções.

Evite essas frases:

- Não diga: “Porque você não é igual ao seu irmão?” Esta frase fará com que a criança se sinta menosprezada. Você pode dizer algo que gostaria que ele fizesse, porém sem dizer nome de outra pessoa, evitando a comparação.

- “Você é terrível mesmo, não tem jeito”. Seu filho irá internalizar que ele é terrível e que não mudará, passando a agir assim, pois achará normal. Diga para ele que são os comportamentos ruins e elogie quando tiver bons comportamentos.

- “Que feio você é por ter feito isso”. A criança irá associar o bom comportamento a aparência e se sentirá pouco amada pelos pais.

- “Se você fizer isso, vou contar para o seu pai/mãe”. Quando a mãe diz essa frase ela automaticamente perde a autoridade e a criança sentirá medo do pai, e vice-versa.

Os pais precisam fazer com que a criança se sinta amada e acolhida para que proporcionem um desenvolvimento saudável e na vida adulta ela consiga resolver seus problemas.


#paiefilho #pais #educação #mãeefilho #criança #infância

144 visualizações
whats.png