top of page

DESFRALDE - as três fases

Atualizado: 8 de set. de 2020


desfralde

Muitas mães se perguntam: Qual é a melhor idade para desfraldar meu filho?

Essa pergunta não tem uma resposta exata, pois cada criança tem o seu tempo e o seu desenvolvimento. Os pais devem ficar atentos, pois as crianças emitem sinais de que estão quase ou já estão prontas para esse processo.

As três fases do desfralde:

Fase 1: acontece quando a criança nãos e incomoda com a fralda suja de coco ou xixi, pode ser que ela ainda não esteja preparada para o desfralde, pois ainda não aprendeu que ela consegue controlar quando quer fazer.

Fase 2: quando a criança começa a demonstrar ou ficar incomodada com a fralda suja e querendo tirá-la (dando sinais que fez coco ou xixi), demonstram que possivelmente logo estarão prontas para iniciar o processo do desfralde. Ela começa a percebe quando sente algo estranho, porém, ainda não consegue controlar. Geralmente ela fica em um cantinho abaixada no chão para fazer suas necessidades, e após isso, fica incomodada querendo que os pais troquem a fralda.

É importante lembrar que a criança ainda não consegue controlar sua vontade, ela sabe que algo esta acontecendo, mas ainda não aprendeu a segurar.

Fase 3: inicia quando a criança consegue avisar antes de fazer. Especialistas recomendam a partir dessa fase começar o desfralde da criança pois ela aprendeu a segurar.

Mas o fato de ela ter aprendido não quer dizer que não ocorra escapes durante o processo, pois ela vai melhorando com o tempo.

Uma dica é tentar sempre começar o desfralde na parte da manhã pois é quando a criança está mais tranquila porque acabou de acordar. Alguns especialistas orientam que inicie o desfralde primeiramente com durante o dia e após perceber que a criança acorda com frequência com as fraldas noturnas secas, fazer o desfralde completo.

É importante que quando os pais decidirem iniciar o desfralde, que não retroceda, colocando a fralda em passeios ou ocasiões específicas. Isto gera confusão na cabecinha da criança, tendo que lembrar antecipadamente se está com ou sem fralda.

Os pais não devem em nenhum momento criticar a criança, ou porque ela não conseguiu fazer no pinico ou porque fez no chão, pois isso poderá deixar a criança insegura. Também não devem comparar com outros irmãos pois, causará insegurança e frustração para a criança.

Caso a criança não queira ficar sentada no vaso, uma dica é levar livros lúdicos e contar histórias para ela, fazendo com que esse momento fique mais divertido, ou utilizar também aplicativos infantis que incentivam a criança a colocar o boneco do desenho sentado no vaso, e a lavar as mãos após usar, dessa forma a criança também aprende de forma lúdica.

Mas lembrem-se! Cada criança tem o seu tempo e ele deverá ser respeitado para que esse momento se torne algo prazeroso para todos.

Bom, espero que o post de hoje tenha te ajudado de alguma forma! Se quiser mais dicas de estudos, educação, desenvolvimento infantil, acompanhe a SabiaMente nas redes sociais:

1.964 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page