top of page

Etapas do desenvolvimento infantil

Atualizado: 9 de set. de 2020


Nos primeiros anos de vida é fundamental que as crianças tenham o acompanhamento do seu desenvolvimento, pois é nesse período que podemos identificar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor.


A verificação poderá ser feita por meio de avaliação tanto neuropsicológica, quanto por pediatra e neuropediatra, pois caso haja algum sinal de atraso poderão realizar o diagnóstico, tratamento e a estimulação precoce.

A identificação e intervenção precoce possibilitará que a criança tenha mais funcionalidade e seja o mais autônoma possível no futuro.

Nessa fase da vida a formação de habilidades primordiais e a plasticidade neural estão muito presentes proporcionando assim a flexibilidade para avançar no desenvolvimento.

Quando falamos de desenvolvimento infantil ele engloba o crescimento físico, a maturação neurológica, o desenvolvimento comportamental, sensorial, cognitivo e de linguagem e também todas as relações socioafetivas. É por meio do desenvolvimento que a criança se torna capaz de responder as necessidades do meio em que vive.

O ideal é que a estimulação inicie até os 3 anos de vida, pois o cérebro nessa fase se desenvolve mais rápido. O desenvolvimento da criança não depende apenas da maturação do Sistema Nervoso Central, há outros fatores que também contribuem como fatores biológicos, afetivos, ambientais, entre outros.

Se seu filho está apresentando sinais de atraso no desenvolvimento entre em contato conosco e agende a primeira sessão gratuita. Quanto antes for identificado o atraso melhor podem ser os resultados obtidos com as intervenções.



323 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page