top of page

Estimule sua criança e melhore o desenvolvimento motor.

Atualizado: 9 de set. de 2020


É através do desenvolvimento motor que a criança consegue controlar o seu próprio corpo.


Ele ocorre por meio de estímulos. É também um processo no qual acontece uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que a criança receba informações do meio e também interaja com ele.

É no terceiro mês de gestação que se inicia o desenvolvimento, pois neste período o feto começa a se movimentar no útero materno e se consolida aos 7 anos de idade.

Esse desenvolvimento reflete na vida futura tanto nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora a criança se afasta do meio o qual não domina.

Ele é um dos grandes responsáveis pela independência da criança, pois com o movimento dos braços ela manipula objetos e com o andar ela tem a possibilidade de exploração ampliada, aumentando assim a sua visão de mundo.

Segundo estudos, a estimulação precoce, principalmente em crianças nascidas pré-termo (antes das 37 semanas de gestação) e também com baixo peso (abaixo dos 2,4 kg) pode fazer diferença significativa na vida adulta.

Atualmente observamos, crianças desde bebês usando equipamentos tecnológicos (celulares, tablets, computadores), mas eles não estimulam a parte motora. Eles estimulam por exemplo, a memória visual, pois irá lembrar qual ícone é de seu interesse, porém os aparelhos eletrônicos poderão atrasar o desenvolvimento da fala e causar problemas de interação social, aprendizagem, entre outros.

Quanto mais brincamos, conversamos, fazemos carinho em nossos filhos, mais eles irão se desenvolver, pois estão sendo estimulados.

Para as crianças maiores priorize brincadeiras de antigamente (como andar de bicicleta, correr com outras crianças, subir escadas, etc,). O computador e a televisão devem ser liberados na medida certa para a idade de cada criança, mas quanto mais tempo elas passam gastando energia, interagindo com outras crianças, melhor será o seu desenvolvimento global.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page