O QUE ESPERAR EM CADA MÊS DE VIDA DO SEU BEBÊ?

Atualizado: Set 14


Os marcos do Desenvolvimento Infantil até o primeiro ano de vida.


Por muito tempo, os profissionais da saúde responsáveis pelo cuidado do bebê, se preocuparam apenas com dois critérios do desenvolvimento infantil: o crescimento (medido através do comprimento) e o peso (verificado através dos quilogramas adquiridos mês a mês). Tais critérios acabavam por determinar se a criança estava se desenvolvendo bem ou não.

Atualmente, a saúde infantil expandiu a abrangência de seu olhar acerca desse tema e outros muitos aspectos começaram a ser levados em consideração na avaliação de um bebê até o primeiro ano de vida! Esses aspectos, conhecidos como marcos do desenvolvimento, conseguem perceber a criança de uma forma muito mais completa, levando em consideração seu estado e desempenho em diversas áreas, avaliando aspectos: motores, auditivos, de linguagem, interação social, reflexos neurológicos, entre outros.

Os marcos do desenvolvimento infantil podem ser, então, compreendidos como acontecimentos que são esperados pelo bebê em cada mês de vida, etapas que são alcançadas pela maioria das crianças nas fases determinadas pelo Ministério da Saúde, e que por isso, tornam-se parâmetros para todas as crianças de forma geral. Na tabela abaixo, encontram-se os principais marcos do primeiro ao 12º mês de vida.


Fonte: BRASIL, Caderno de Atenção Básica 33 – Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento.

Conhecer esses aspectos é tarefa essencial para que se consiga promover uma saúde eficaz para nossas crianças, pois por meio deles é possível identificar atrasos no desenvolvimento, que ao receberem o estímulo correto, podem ser superados.

Assim, a atenção de pais e profissionais a esses marcos, nos dá maior garantia de acesso, o mais cedo possível, à avaliação, diagnóstico diferencial, tratamento e reabilitação, inclusive à estimulação precoce, dos bebês que necessitem de cuidados especializados.

É importante destacar que cada criança é uma criança, ou seja, cada uma delas se desenvolve de uma forma diferente e em seu próprio tempo, mas os marcos apresentados aqui, servem como norteadores a pais e profissionais do que esperar de um bebê em cada etapa de vida, servindo como guia e referencial para comportamentos e ações que, eventualmente, possam estar fora do padrão esperado.


Ila Iandara Araújo de Souza

Atende na SabiaMente como Terapeuta Ocupacional

Graduação em Terapia Ocupacional - UEPA

Pós-graduação em Saúde, ambiente e sociedade da Amazônia - UEPA

Capacitação em saúde da pessoa idosa - UFMA

Curso Picute Exchange Communication System (PECS) - PECS-BRAZIL

Curso de tratamento para seletividade e recusa alimentar de pessoas com autismo e desenvolvimento atípico - AMA

Pós-graduação em Saúde da Família - UEPA

Crefito: 17032.2

#desenvolvimentomotor #riscodedesenvolvimento #desenvolvimentocognitivo #bebês

317 visualizações
whats.png