Você sabe o que é Cyberbullying?

Atualizado: Set 15


Estudos científicos apontam que há Bullying quando acontece violência explícita, em relações desiguais, quando uma das partes é mais frágil e não consegue pedir ajuda ou se defender. Já o Cyberbullyong ocorre quando esta violência é feita na rede de internet, com a divulgação de fotos, vídeos, boatos e comentários sobre alguém, de forma constante.


Mas você já parou para pensar por que as pessoas usam as redes sociais ou meios de comunicação em massa para atingir alguém moralmente? Pois é! Geralmente as pessoas querem emitir suas opiniões publicamente e algumas vezes fazem isto no calor da emoção, sem refletir quais as consequências podem gerar com seus comentários. O então, acabam escrevendo ou falando coisas que não conseguiriam dizer presencialmente.


Mas não vamos generalizar e denominar de Cyberbullyng episódios isolados, que por mais desagradáveis que possam ser, se não forem frequentes e com um alvo recorrente, não deve ter esta denominação.


Lembre-se que para que seja considerado um Cyberbullying, este comportamento de agressão moral ou psicológica em redes de internet, precisa ser constante e numa relação desigual, em que a pessoa não tenha condições de se defender. Um comentário ou outro não pode ser considerado Cyberbullying.


Consequências do Bullying

 Abandono do estudo e como consequência empregos menos rentáveis;  Continuidade do bullying na faculdade ou ambiente de trabalho (assédio moral);  Dificuldade para fazer amizades;  Se o jovem tem predisposição para alguma doença mental, ele pode desenvolver ou abrir o quadro (o bullying é o gatilho).

O que fazer? Procure ajuda! Sempre tem alguém confiável por perto que pode te dar um apoio.



Alessandra Bizeli Oliveira Sartori

Coordenadora Clínica SabiaMente

Pedagoga - Unopar

Psicopedagoga - Unifev



30 visualizações
whats.png