top of page

Crônica de um idoso adolescente

Atualizado: 15 de set. de 2020


Se você é idoso e está buscando um lugar para se divertir, venha participar dos grupos e treino cognitivo

Idoso!! Meu Deus, eu agora sou um idoso. Fiz 60 anos. Estou velho???


Bom, acho melhor repensar nisso.

O que é ser idoso?? Vivi mais de 50% da minha vida (pelo menos acredito que chego ou passo dos 90). Estudei, fiz carreira (bonita e produtiva), ganhei companheira, filhos, netos, fiz bons amigos. Até aqui, tudo bem: boas lembranças.


Vou tentar descobrir se tenho algum direito. Não posso ser discriminado ou sofrer bullying por ser idoso!!! Ah!! Posso andar em metrô e ônibus sem pagar (pelo menos os impostos que paguei a vida toda vão voltar de alguma forma, apesar das pisadas que levarei em meus pés).


Posso "furar" a fila no banco, no supermercado, nos hospitais (podendo escolher o tipo de tratamento médico), no cinema e teatro (com 50% de desconto - adoro). Mas, se tiver outro idoso, com 80 anos ou mais, ele passa na minha frente. Que legal, sou idoso adolescente!!!!


Será que eu tenho direito de comprar um carro com 30% de desconto? Ihh!!! Não posso, é só para quem tem ou teve algum tipo de problema de saúde, o que, por enquanto, ainda não tenho (ufa!!).


Posso estacionar no shopping, em vagas especiais. São vagas super legais, mais largas e próximas das entradas. Claro, preciso de cartão da Prefeitura, mas posso pedir pela Internet. Opa!! Tem muito idoso disputando essas vagas.


Não tenho problemas com a Justiça (ainda bem) mas, se tiver, haverá preferência na tramitação do processo: se for para receber algum dinheiro, recebo na frente. Isso vale também para a restituição do imposto de renda. É ... tem alguma vantagem!!


Daqui a pouco posso me aposentar (claro, ainda vai demorar um pouco). Hummm … isso não é bom, não quero ficar parado. Posso mudar de profissão, aprimorar alguma habilidade que esteja adormecida, estudar, dançar, cantar, tocar um instrumento. Como!?! Vou pesquisar.


Descobri que tem faculdade da terceira idade, tem ginástica para a terceira idade (ai, com o sedentarismo dói tudo e exercícios sempre ajudam), tem viagens para nós, jovens velhinhos. Tem cursos e atividades diversificadas. Muito legal!!


Descobri tantas coisas boas, mesmo sendo um idoso. Ah!!! Não sou velho, sou um idoso adolescente. Vou aproveitar .... Oba!!! Haverá atividades para idosos em uma clínica, no Tatuapé, na SabiaMente. Palestras, filmes, discussões em grupo, vários profissionais. Estou dentro !!!!


Autora: Helena Piva - Professora na SabiaMente

Advogada - Faculdade de Direito da USP; Professora de Língua Portuguesa e Literatura e Licenciatura com Habilitação para Magistério em Língua Portuguesa - USP

Registro no MEC 252.352


291 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page