top of page

Como ajudar seu filho a desenvolver a coordenação motora fina?

Atualizado: 14 de set. de 2020


A coordenação motora é a capacidade de sincronizar os movimentos usando cérebro, músculos e articulações.


A coordenação motora fina está relacionada à capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar e desmontar, abotoar e desabotoar.

Estas habilidades são importantíssimas para o ato de escrever. Crianças que não usam as mãos para fazer brincadeiras que estimulam estes exercícios citados acima podem apresentar maiores dificuldades na fase de alfabetização, pois o movimento da escrita necessita dessas habilidades desenvolvida.

As crianças atualmente utilizam com bastante frequência os celulares e tablets com touch. Este movimento não auxilia o desenvolvimento da coordenação motora fina.

Incentive seus filhos a brincar com massinha de modelar, argila, usar tesoura fazendo recortes de revistas, colagens, montar pecinhas de encaixe, quebra cabeças. Abuse da criatividade para fazer com seu filho atividades legais que incentive o desenvolvimento da coordenação motora fina e assim ajudá-los na aquisição da escrita, principalmente a letra cursiva.

Alessandra Bizeli Oliveira Sartori

Pedagoga - Unopar

Psicopedagoga - Unifev

Mestre em saúde da criança e do adolescente - UNICAMP

Especialista em Reabilitação Neuropsicológica - IPAF

Mediadora de Pei (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo International Institute for the Enhancement of Learning Potential de Feuerstein (Israel)

Extensão em Psicanálise

Docente de cursos de pós-graduação


302 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page