top of page

CONSEQUÊNCIAS DA OMISSÃO DOS PAIS PARA OS FILHOS

Atualizado: 15 de set. de 2020

As crianças são mais espertas do que imaginamos, elas sempre estão antenadas com o que seus pais dizem, ensinam e fazem.

As crianças ficam desconfiadas quando lhes são passados informações incompletas, podendo abrir margem para novas perguntas e até mesmo que façam a busca pela informação por conta própria. Desta forma, mesmo alguém confiável e correto pode cometer uma falha muito grande: omitir algo nesse ensino, subestimando a inteligência infantil. As crianças percebem quando falamos o que não vivemos ou quando não estamos muito a vontade com o assunto. E não podemos esquecer que elas agirão no futuro da forma como aprendem hoje.


Mas, se bater o impulso de omitir algo da criança diante de uma pergunta?


É necessário resistir, falar sempre de forma coerente e de fácil compreensão. Não é necessário se estender no assunto, fique no básico, o importante é que seja verdadeiro.

É importante deixar a criança à vontade, sem julgá-la, desta forma criará um elo de confiança e ela não irá para outras pessoas procurar a resposta, o que pode ser ruim caso seja alguém mal-intencionado ou despreparado.


A omissão gera jovens inseguros, inadequados, com valores e desejos dissonantes da realidade. A presença adequada dos responsáveis pondo regras, limites, estimulando a criatividade, acompanhando o desenvolvimento, entre outras coisas, é determinante para um crescimento saudável e feliz.


551 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page