top of page

Brigar na frente dos filhos

Atualizado: 15 de set. de 2020


Muitos pais brigam e discutem na frente de seus filhos e pensam que a criança por ser pequena não irá entender nem ligará para a situação, porém não é isso que acontece.


Crianças com idade menor de 7 anos, quando presenciam a briga entre os pais, não entendem o motivo da discussão, porém percebem o clima pesado e sabem que tem algo de errado. Eles entendem que os pais não estão felizes, porém, se durante a discussão ocorrer alguma risada irônica, a criança se sente confusa, pois ela não identifica a ironia.


Crianças pequenas são egocêntricas e acreditam que tudo acontecem por causa delas, então se os pais estão brigando a criança se sente culpada por aquilo e isso gera insegurança.


Quando a criança já está um pouco maior, as brigas dos pais provocam medo de que a briga gere separação entre o casal, imaginando a perda e separação dela e dos pais, o que também gera angústia.


As crianças tendem a copiar o comportamento dos pais, e se crescem presenciando brigas ela poderá repetir o comportamento agressivo em outros ambientes, bem como na vida adulta.


Se você, pai ou mãe, e está passando por uma situação difícil no seu casamento procure ajuda de uma terapeuta familiar ou de casal. Ela ajudará a passar por este momento de forma a não prejudicar seu bem mais precioso que é seu filho.


Autora: Alessandra Bizeli

Pedagoga, Psicoterapeuta, Mestre em saúde da criança e do adolescente pela faculdade de medicina da Unicamp




228 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page