Briga entre irmãos, como lidar?

Atualizado: Set 14


Qual é o pai que nunca presenciou uma briga entre irmãos? Impossível né?

E acontecem por inúmeros motivos, desde a disputa por um brinquedo, lugar no carro, até por querer mais atenção ou carinho dos pais. Muitas vezes as discussões terminam com frases como estas: “Mãe, olha ele” ou “foi ele quem começou”.

É comum os irmãos manifestarem estes comportamentos, pois estão querendo demarcar seu espaço e até mesmo experimentando, em ambiente seguro, expor seus sentimentos de raiva ou contrariedade.

Brigas entre irmãos geralmente acaba bem. Minutos após a disputa se unem para brincar juntos, pois criança não guarda ressentimentos e o que ela quer mesmo é estar com outras crianças.

Separamos algumas dicas para os pais tentarem diminuir a presença dos conflitos entre irmãos:

- Elogie os dois filhos, sempre exaltando o que cada um tem de melhor;

- Não faça comparação entre as crianças;

- Estimule os filhos a brincarem juntos, assim também vão aprender a dividir as coisas;

- Intervenha para que as brigas não se estendam;

- Após a briga converse com os filhos sobre o ocorrido.

A briga entre irmãos é natural, porém os pais devem observar se há momentos de carinho e parceria entre eles, se esses momentos existirem, eles não precisam se preocupar, apenas orientar os filhos nos momentos de briga. Mas se os pais percebem que os irmãos estão o tempo todo brigando, um querendo machucar o outro, tanto fisicamente quanto psicologicamente ou se esses comportamentos estiverem atrapalhando o dia a dia e o desempenho escolar dos filhos, eles devem procurar ajuda profissional para resolver esses conflitos.


#filhos #pais

36 visualizações
whats.png