Leia para seu filho. Veja os benefícios

Atualizado: Set 14


Quais os principais benefícios da leitura?

Pessoas que lêem ativam o cérebro e aumentam sua capacidade de dar respostas mais rápidas, otimizando o processamento das informações. Alguns estudos defendem que a prática constante de leitura e de exercícios mentais ajudam a evitar o Mal de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa.

Ler para a criança é benéfico? Por quê?

Quando os pais estão lendo para uma criança passam a mensagem subliminar de que a leitura é algo prazeroso, além de estimularem o desenvolvimento cognitivo.

Muitas vezes recebo em meu consultório crianças com dificuldade em leitura e escrita e ao perguntar para os pais quais são os hábitos de leitura na família ouço frequentemente que esta não é uma pratica na família. A criança acaba tendo como referência que ler não é legal, pois se fosse os pais também teriam mais livros ou leriam mais.

As crianças aprendem muito mais pelo exemplo e pais que tem o hábito de ler ensinam aos filhos que a leitura é algo importante é prazeroso.

Quando devo começar a ler para meu filho?

Quando ele está ainda dentro do seu útero. Pesquisas científicas revelam que após o nascimento a criança reage demonstrando reconhecer estórias e músicas que escutou dentro do útero. Leia alguma estória que gosta, assim também transmitirá afeto para seu bebê.

Ler para os bebês também é vantajoso? Como?

Claro, os pais devem ler para os bebês até mesmo durante a gestação, aumentando o vínculo afetivo. Ter o hábito de ler para esses pequenos seres ajudam a criar um futuro leitor. A princípio, o livro não passará de um brinquedo, porém quando os pais dedicam um tempo lendo para a criança, está começa a perceber que aquilo é muito mais que um brinquedo, é fonte de aventura, diversão e magia.

Do nascimento até os dois anos de idade, e o período de maior desenvolvimento, tanto físico quanto emocional e por isso de extrema importância, principalmente no aspecto emocional. Os bebês necessitam de atenção, cuidado, carinho, proteção, e a leitura pode ser um dos momentos de estreitamento do vínculo com o pai ou mesmo com a mãe que deixa seu filho em escolinhas ou creches.

Quais os benefícios da leitura para crianças que ainda não são alfabetizadas?

A leitura é um ótimo incentivo para a alfabetização, e devemos colocar a criança desde o nascimento em contatos com livros. Na sociedade contemporânea com o uso cada vez mais frequente de tablets e computadores as famílias deixam de comprar livros de papel. Isso é uma grande perda para a iniciação das crianças ao prazer de folhear e admirar um livro.

Ler para uma criança ajuda na concentração dela?

Com certeza, pois para entender a estória, a criança necessita de atenção e concentração, para depois processar as informações. A leitura ajuda a manter o foco atencional.

Como a leitura ajuda no desenvolvimento da criança?

O desenvolvimento cognitivo acontece de forma gradual e constante o período do nascimento até por volta dos dois anos de idade, chamado de sensório motor, com linguagem pre-verbal. Após os dois anos, com o estabelecimento da linguagem, a criança ganha mais autonomia. A leitura faz com que ela além de entrar em contato com as letras e também uma ótima oportunidade para imitar sons diversos, incentivar a imaginação e criatividade.

Quais outros benefícios psíquicos e cognitivos a leitura para crianças pode proporcionar?

A leitura de contos de fadas, por exemplo, trabalha questões como abandono, raiva, ciúmes, rejeição, entre outros, e auxilia a criança a lidar com tais sentimentos. Por isso elas pedem para contar ou ler sempre a mesma estória, a fim de elaborar seus sentimentos. Em relação aos aspectos cognitivos, ajuda a criança a entrar mais em contato com o universo letrado, reconhecendo letras e numerais, auxiliando no processo de alfabetização.

Essa relação de leitura entre pais e filhos faz com que os laços sejam fortalecidos?

É um ótimo momento para aproximar pais e filhos e pode ser uma oportunidade para abordar temas importantes como medos e angústias.

O momento de leitura é ótimo para aproveitar e abordar assuntos do cotidiano e trazer à tona questões sobre a importância do respeito ao próximo e sentimentos.

Use sua criatividade e invente estórias para atingir seus objetivos e transmitir o que deseja para seus filhos.

Leia também as matérias:

Ensinando pelo exemplo. Criando o hábito da leitura

Por que algumas crianças não gostam de ler

Alessandra Bizeli Oliveira Sartori

Pedagoga - Unopar

Psicopedagoga - Unifev

Mestre em saúde da criança e do adolescente - UNICAMP

Especialista em Reabilitação Neuropsicológica - IPAF

Mediadora de Pei (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo International Institute for the Enhancement of Learning Potential de Feuerstein (Israel)

Extensão em Psicanálise

Docente de cursos de pós-graduação

#leituraeescrita #benefíciosdaleitura #leitura #escola

47 visualizações
whats.png