top of page

Avaliação Neuropsicológica

Atualizado: 14 de set. de 2020



A avaliação neuropsicológica investiga as áreas cognitivas para identificar quais estão preservadas e se alguma apresenta algum tipo de comprometimento, ela também investiga o desempenho das habilidades sociais, como por exemplo, atenção, linguagem, raciocínio, memória, percepção, entre outras.

Ela pode ser realizada tanto em crianças quanto adultos. O processo de avaliação possui mais de uma sessão com o (a) neuropsicólogo (a) e durante a avaliação são realizadas entrevistas, testes, escalas e questionários, que depois são relacionados também com os dados das observações clínicas.

A avaliação é indicada para o diagnóstico de TDAH, TDA, Autismo, Suspeitas de Transtornos de Aprendizagem, dificuldades de memória e déficits cognitivos. Nos adultos e idosos a avaliação também serve para investigar os déficits em decorrência de traumatismo crânio encefálico (TCE), síndromes genéticas, processos pré-demenciais (Parkinson / Alzeimer), entre outros.

Caso a avaliação seja solicitada para confirmar algum diagnóstico, após a finalização do relatório o cliente deve levá-lo ao médico que solicitou a avaliação para que seja confirmada ou descartada a hipótese diagnóstica.

Por meio da avaliação neuropsicológica é possível elaborar um projeto de intervenção para reduzir os impactos negativos de doenças e transtornos, bem como identificar quais habilidades sociais precisam ser desenvolvidas.


224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page