Andador é uma boa opção?

Atualizado: Set 14


Os pais desde o momento da gravidez vivem momentos de ansiedade, do tipo “nosso bebe é saudável?”, após esta primeira fase vem à ansiedade do bebe falar mamãe, papai e andar. Essas fases demonstram o início da independência de seus filhos, motivo de muito orgulho para os pais. Muitos pais recorrem aos andadores como meio de facilitar a criança a aprender andar, porém, o uso foi proibido devido a grandes acidentes traumáticos.

Para os pais, o andador além de facilitar a troca de passo mais rápida daria a sensação de liberdade para seus bebês, estimulando para a prática do caminhar, mas isso pode ser apenas uma ilusão, há registros de diversos acidentes com andadores, outro agravante é alteração da propriocepção (percepção do corpo no espaço) devido a um treino motor inadequado, podendo gerar futuramente problemas até de aprendizagem por sofrerem alteração na psicomotricidade. Assim o mais indicado é a criança aprender a ficar de pé e andar naturalmente.

Esse atraso no desenvolvimento pode ocorrer devido à diminuição dos “exercícios” realizados pelo bebê. No andador a criança permanece sentada no centro, o que limita as mudanças posturais, como por exemplo, sentar, levantar, virar, agachar, entre outras, e isso prejudica o equilíbrio e a coordenação da criança.

Para estimular o bebê a querer andar sozinho, os pais e cuidadores podem colocar objetos perto da criança para que aos poucos o bebê tente pega-los, ou então chamar o bebê para vir até onde estão.

Não existe idade correta para iniciar a andar, por volta dos 12 meses (sempre três meses a mais, três meses a menos), sempre lembrando da segurança do local (escadas, janelas, objetos ao chão, tapetes, entre outros).

Existem outras considerações a ser apontadas além do atraso no desenvolvimento motor. Colocar bebês em posições que nas quais ele ainda não está pronto para realiza-las podem causar lesões nas articulações dos membros inferiores (pernas), já que a musculatura não se encontra com a força adequada, ocorrendo a má postura e formação errada de pisada (pé chato/pé cavo).


#pai #familia #bebês #riscodedesenvolvimento

15 visualizações
whats.png