Esse é um tema que ainda precisa ser amplamente discutido.
A alienação parental acontece quando um dos genitores passa a manipular os filhos para que se afastem ou odeiem o outro genitor. Geralmente ela é praticada pelo genitor que detém a guarda da criança, se utilizando da alienação parental como punição ou vingança ao ex-companheiro (a).
No Brasil é crime praticar o alienamento parental, pois fere o direito fundamental da criança, ter uma convivência saudável familiar.
Abaixo apresentamos alguns comportamentos comuns na alienação parental:
- Impedimento de visitas;
- Mudar-se para outra cidade, sem a autorização do outro genitor;
- Omissão de fatos importantes da vida da criança ou adolescente, como por exemplo, decisões e situações escolares e médicas;
- Criar histórias pejorativas sobre o alienado;
- Ameaçar o filho caso ele goste do outro genitor.
Esses comportamentos podem trazer sérias consequências para o filho, como doenças psicossomáticas, ansiedade, nervosismo, agressividade, sentimento de abandono, entre outros.
A separação dos pais não é algo fácil da criança vivenciar, e se torna ainda pior quando um dos genitores faz alienação parental.
É dever dos pais proporcionar para a criança um desenvolvimento psíquico saudável, a criança necessita se desenvolver em um ambiente saudável e amoroso.
O processo de separação dos pais nem sempre é elaborado corretamente pela criança ou adolescente, que geralmente tem o desejo de vê-los juntos. É importante que os pais busquem a psicoterapia para ajudar a criança ou adolescente a lidar melhor com estas situações novas.
Se precisar de ajuda nos procure e marque a primeira sessão gratuitamente.
Comments