A Tal Ansiedade

Atualizado: Set 16

E aí, o que é ansiedade para você?

Para uns, ansiedade é quando os pensamentos ficam um atropelando o outro, ou quando fica com expectativa do futuro, ou então, considera a ansiedade como algo angustiante e que não tem fim. Outras pessoas também acreditam que ansiedade é como se fosse um desconforto de inúmeros sentimentos no qual nunca consegue definir e então coloca sempre a culpa na ansiedade. Se você questionar aos seus amigos e/ou familiares o que é ansiedade, cada um irá definir de maneiras diferentes.


Desde pequenos sentimos coisas e conforme crescemos, a sociedade (pais, amigos etc.) vai nos ajudando a definir essas tais sensações e, assim, vamos nos construindo como pessoa. O mesmo acontece para essa chamada tal “ansiedade”. A partir das respostas da maioria das pessoas, percebe-se que ansiedade é um estado emocional angustiante acompanhado de alterações somáticas (cardíacas, respiratórias etc.) e em que se preveem situações desagradáveis, reais ou não. Graças a este estado emocional, hoje estamos vivos, pois durante a nossa evolução, contribuiu para que buscássemos a sobrevivência. Mas pode a ansiedade ser boa? Ou ela é apenas algo ruim?


Este estado emocional pode ser considerado bom, já que nos garante a sobrevivência, mas também, quando em excesso, pode ser ruim. A partir do momento em que a ansiedade causa sofrimento, pode ser prejudicial.


Definir se está lhe causando sofrimento, ou não, só depende de você, pois você é o dono dos seus sentimentos e sensações. Por isso, busque orientação: um psicólogo e/ ou psiquiatra pode ajudar, pois essa é a melhor maneira de enfrentar.


E então, o que é ansiedade para você?


Autora: Patrícia Narcisia Rodrigues Pinheiro - Psicóloga pela Universidade Anhembi Morumbi; Facilitadora certificada do método "Programa de qualidade na interação Familiar"; Atua como Acompanhante Terapêutica em casos de desenvolvimento atípico e como Psicoterapeuta infanto-juvenil.


21 visualizações
whats.png