70 % dos alunos têm dificuldade em Matemática.

Atualizado: Set 14


A situação dos estudantes no Brasil é preocupante. Muitos não conseguem terminar o ensino regular com condições ideais para fazer leitura e interpretação do mundo, o que prejudica este adolescente nas tomadas de decisões e pensamento crítico.

O Pisa (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) tornou-se uma referência importante para a avaliação educacional, diversos países participam dessa prova, que tem o objetivo de avaliar o desenvolvimento dos alunos nas matérias de ciências, leitura, matemática e capacidade de resolução de problemas.

A última edição da prova ocorreu em 2015 onde 70 países participaram da prova, a sua população-alvo são estudantes de 15 a 16 anos e que estejam devidamente matriculados em uma instituição educacional. Nesta edição houve a participação de 841 escolas brasileiras, sendo 23.141 estudantes e 8.287 professores.

A prova tem a duração de 2 horas, onde os estudantes respondem questões de matemática, ciências, português e resolução de problemas.

Em ciências foram 181 itens que os estudantes responderam e o Brasil teve em média 30,6% de respostas corretas, sendo que o Espirito Santo teve o maior percentual de acertos, com 30,5% e Alagoas teve o menor, com 23,6%. No Brasil 56,6% dos estudantes estão abaixo do nível indicado pelo OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) como sendo necessário para que o jovem exerça plenamente a sua cidadania.

Estudantes de escolas federais no Brasil tiveram o melhor desempenho em ciências, seguidos pelas escolas particulares, estadual e por último a municipal. Entre os Estados brasileiros, São Paulo ficou em 7º lugar na pontuação com 409 pontos.

Na avaliação da Leitura, o Brasil teve uma média de 41,4% de respostas corretas, com 51% dos estudantes abaixo do nível indicado pelo OCDE. Em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Chile, Espanha e México, as meninas tiveram um desempenho superior do que os meninos.

O Letramento em Matemática, que é a capacidade do aluno em formular, empregar e interpretar a Matemática, teve 70 questões. O Brasil ficou consideravelmente abaixo da média, com 377 pontos enquanto a média de outros países ficou em 490 pontos, ou seja, 70,3% dos estudantes estão abaixo do nível indicado pelo OCDE.

Estes dados precisam ser mudados, pois é através da educação que alcançamos senso crítico, cidadania, e possibilidade de encontrar saídas melhores para nosso futuro enquanto pais.

Venha fazer parte de uma população de aprenda a pensar. Faça aulas particulares reflexivas e contextualizadas, aprendendo não apenas o que está escrito nos livros didáticos, mas relacionando com a atualidade.



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