Dicas de como montar uma lancheira saudável.

Atualizado: Set 3


Com a volta às aulas, os pais já começam a pensar o que devem ou não colocar na lancheira do filho. Muitas vezes as ideias de comidas saudáveis acabam, e os pais não sabem mais o que mandar na lancheira, então optam por colocar alimentos de preparação mais rápida e produtos industrializados, o que não é saudável.


A lancheira deve combinar alimentos construtores, como queijos, iogurtes, leite, atum ou frango (alimentos que são ricos em proteínas), também devem conter alimentos reguladores (que são ricos em vitaminas e minerais) como frutas e legumes. Não podem faltar os alimentos energéticos (são ricos em carboidratos) como pães e bolos caseiros simples (sem recheio e sem cobertura).

Vegetais como cenoura baby, beterraba, pepino, tomate cereja temperados com azeite são uma ótima opção.

Uma boa dica é enviar os alimentos com boa apresentação. Recadinhos para os filhos com bilhetes de coração e figurinhas aumentam o apetite.

Gelatinas fazem muito sucesso com a garotada e para que ela fique mais firme, diminua a quantidade de água no preparo ou adicione uma colher de gelatina sem sabor.

Para beber os sucos naturais são ótimas opções, porém o que muitos pais pensam é que eles perdem o sabor e alguns nutrientes quando não são consumidos na hora.

A dica é mandar sucos que a oxidação demora mais tempo para ocorrer como o abacaxi, goiaba e maracujá, que com o passar das horas também perdem algumas vitaminas, mas são mais saudáveis que os industrializados, e o melhor é colocar esses sucos em garrafinhas térmicas pois assim eles podem ser consumidos mais ou menos 3 horas após terem sido preparados. Água de coco também pode ser colocada caso a criança goste de tomar.

As frutas que vão à lancheira também devem variar para evitar que seu filho enjoe.

Lanches com patês são muito fáceis de preparar. Você pode conserva-los na geladeira por até 4 dias, ou seja, poderá ser mandado mais de um dia na lancheira, facilitando para os pais. E basta enrolar eles no papel alumínio ou papel filme para que eles conservem o sabor do lanche.

Para os pais que querem mandar iogurtes, uma dica é deixá-los no freezer até congelarem e ai um pouco antes dos pequenos irem para escola só tirar e colocar na lancheira, até o horário do intervalo ele já estará descongelado e poderá ser consumido sem problemas.

Lembrando: Para que seu filho aceite os alimentos saudáveis é importante que ele tenha esse exemplo dentro de casa, se não ele poderá não querer comer os itens da lancheira e pedir sempre doces e alimentos menos saudáveis.

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