top of page

Dificuldade em matemática e Discalculia

Atualizado: 2 de set. de 2020


Muitos alunos se queixam da matemática, dizendo que é difícil ou coisa parecida. Uma questão importante a ser levada em consideração é que a matemática é uma das disciplinas que mais exige raciocínio lógico, proveniente do desenvolvimento cognitivo.

Para as crianças que apresentam dificuldades em matemática, pais e professores devem exemplificar os problemas usando materiais concretos. Também devem ficar atentos se apresenta dificuldade em compreender situações-problemas s devido às dificuldades com leitura e compreensão.

As causas das dificuldades podem estar relacionadas com o aluno (falta de memória, atenção, organização espacial, de habilidades verbais e consciência, falhas nas estratégias, etc.), ou ao meio externo como, por exemplo, metodologia pouco motivadora, ensino inadequado e ineficiente.

Já a Discalculia é um transtorno neurobiológico relacionado à aprendizagem dos números e tudo o que está relacionado a eles. A Discalculia é muito mais rara do que as dificuldades em matemática, atingindo de 3 a 6 % das crianças em idade escolar. Geralmente é percebida pelos professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Uma criança com Discalculia apresenta dificuldades em contar rapidamente os elementos dos dois conjuntos ao lado e dizer qual deles tem maior número de pontos.

Muitas crianças diagnosticadas com Dislexia costumam apresentar também a Discalculia, com alterações na capacidade de realizar operações matemáticas, em resolver problemas verbais e cálculos mentais, em contagem e compreensão de números, e nas habilidades computacionais.

Bom, espero que o post de hoje tenha te ajudado de alguma forma! Se quiser mais dicas de estudos, educação, desenvolvimento infantil, acompanhe a SabiaMente nas redes sociais:

Alessandra Bizeli Oliveira Sartori

Pedagoga - Unopar

Psicopedagoga - Unifev

Mestre em saúde da criança e do adolescente - UNICAMP

Especialista em Reabilitação Neuropsicológica - IPAF

Mediadora de Pei (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo International Institute for the Enhancement of Learning Potential de Feuerstein (Israel)

Extensão em Psicanálise

Docente de cursos de pós-graduação


123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page