O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade chega a atingir até 6% dos alunos. O diagnóstico de TDAH é realizado por equipe multidisciplinar e devemos nos preocupar com os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade quando apresentam prejuízos significativos no funcionamento social, acadêmico ou no trabalho.
Pessoas com TDAH podem apresentar outros transtornos psiquiátricos, sendo mais comum a ansiedade, o transtorno de conduta e o transtorno opositor desafiante.
Na escola, as crianças com TDAH frequentemente são desligadas, desmotivada em relação às atividades escolares, agitada, inquietas, bagunceiras e desorganizadas, esquecem e perdem materiais escolares, deixam tarefas pela metade, cometem erros por desatenção (ex: inverter o sinal em operações matemáticas).
Na adolescência o conflito com os pais pode ser intensificado, a delinquência, uso ou abuso de drogas e baixa autoestima. Destacamos ainda que, a baixa autoestima pode relacionar-se com o ambiente escolar, e a frequente associação a repetências, suspensões escolares, etc.
Na idade adulta, o TDAH produz sintomas mais brandos, devido ao amadurecimento cerebral, porém ainda notamos dificuldade de planejamento, envolvimento em acidentes, uso e abuso de álcool e drogas, maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis e problemas conjugais com maiores índices de divórcios.
Abaixo destacamos alguns comportamentos presentes na desatenção, hiperatividade e impulsividade:
Desatenção: manifesta-se por mudanças frequentes de assunto, falta de atenção no discurso alheio e em atividades lúdicas, distração durante conversas e tarefas tanto escolares como profissionais, descumprimento de regras em atividades lúdicas, alternância constante de tarefas, com relutância em atividades que exijam maior esforço mental e organização.
Hiperatividade: agitação e movimentação excessiva tanto diurna quanto noturna, dificuldades em ficar sentado e brincar de maneira silenciosa, falando em demasia.
Impulsividade: mudança e troca de atividades, dificuldade em controlar o impulso de agir, dificuldade de organização em trabalhos escolares e de aguardar sua vez em situações lúdicas ou em grupo, interrompendo ou intrometendo-se nos assuntos e brincadeiras alheias.
Bom, espero que o post de hoje tenha te ajudado de alguma forma! Se quiser mais dicas de estudos, educação, desenvolvimento infantil, acompanhe a SabiaMente nas redes sociais:
Alessandra Bizeli Oliveira Sartori
Pedagoga - Unopar
Psicopedagoga - Unifev
Mestre em saúde da criança e do adolescente - UNICAMP
Especialista em Reabilitação Neuropsicológica - IPAF
Mediadora de Pei (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo International Institute for the Enhancement of Learning Potential de Feuerstein (Israel)
Extensão em Psicanálise
Docente de cursos de pós-graduação