
É o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que a pessoa compreenda a mensagem falada, ou seja, é a capacidade que o sistema nervoso tem para traduzir as informações enviadas pela audição. Esta habilidade não é isolada e depende da integridade de outras funções neurológicas como atenção, memória e funções executivas.
- Dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita;
- Dificuldades de fala;
- Dificuldade para entender a fala na presença de ruídos;
- Dificuldades para ouvir em grupo;
- Dificuldade em seguir ordens;
- Dificuldade para entender conceitos verbais;
- Dificuldade para memorizar as mensagens ouvidas;
- Distração;
- Fica estressado quando necessita ouvir;
- Parece ouvir mas não entende o que ouve;
- É excessivamente desorganizado;
- Demora a responder perguntas;
- Muitas vezes pede repetição (ã?).
Objetivo:
-
Determinar a presença o não do distúrbio de processamento auditivo;
-
Ressaltar as habilidades auditivas preferenciais para a aprendizagem;
-
Estabelecer diretrizes e critérios para a elaboração do programa de reabilitação.

Procedimentos:

Anamnese detalhada, testes específicos de processamento auditivo em cabine acústica de acordo com a faixa etária e presença ou não de alterações auditivas, devolutiva /encaminhamentos necessários. Vale ressaltar que para a realização do PAC é necessário uma audiometria tonal e vocal recente.
INDICAÇÃO:
Acima de 5 anos com audição normal ou com perda auditiva leve/moderada, com os seguintes sinais ou sintomas:
Fonoaudióloga

Simone Sperança
Graduação em Fonoaudiologia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP
Mestre em disturbio da comunicação humana em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP
Atualização Profissional em Audiologia - Processamento Auditivo. Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
CRFa: 2-16174