Avaliações

AGENDE SUA CONSULTA

Quando é descoberto?

 

Algumas vezes a escola, a família ou os médicos verificam que algo está acontecendo com seu filho e que o impede de conseguir os resultados desejados.

Para que serve a Avaliação?

 

A avaliação serve para ajudar a verificar qual esfera (emocional, cognitiva, social) da vida da criança precisa ser trabalhada. Assim os profissionais podem desenvolver a melhor maneira para ajuda-lo.

Oferecemos:

  • Avaliação psicopedagógica

  • Avaliação neuropsicológica

Como é realizada? 

Para as avaliações, a primeira sessão é agendada com os pais da criança ou do adolescente, momento em que o profissional levanta  os dados sobre o desenvolvimento. Só depois disso é que o profissional aplica os testes e provas de avaliação na criança ou adolescente.

Diferenciais da clínica SabiaMente:

Devolutiva presencial na escola, com as orientações para ajudar o aluno.

Observação das crianças em ambiente escolar, caso seja necessário.

Profissionais com ampla experiência em avaliação neuropsicológica.

Avaliação Neuropsicológica

O que é?

A Avaliação Neuropsicológica tem como objetivo analisar detalhadamente as funções cognitivas, emocionais e comportamentais do paciente, identificando potencialidades e fraquezas do funcionamento cognitivo. A Avaliação Neuropsicológica auxilia no processo de diagnóstico diferencial, ou seja, quando há dúvidas sobre o que a criança, adolescente ou adulto apresenta. 

 

Qual o benefício?

 

Através dela podemos identificar se há alterações nas funções cognitivas, emocionais ou comportamentais. Assim os professores saberão como ajudar a criança ou adolescente, os adultos saberão qual caminho buscar para melhorar seu desempenho no trabalho e o idoso, conseguirá acompanhar caso haja suspeita de declínio cognitivo. Com os resultados é possível orientar sobre a melhor intervenção a ser realizada.  

 

Como acontece?

 

Acontece por meio de entrevistas, testes, escalas e questionários (fornecendo dados técnicos e estatísticos),  relacionando os  resultados obtidos e as observações clínicas observadas, com objetivo de  indicar e planejar as intervenções mais adequadas junto a uma equipe multiprofissional , refletindo-se em qualidade de vida para o paciente.

E em que idade?

A Avaliação Neuropsicológica pode ser indicada para todas as idades, desde crianças, com a finalidade de investigar dificuldades na aprendizagem até idoso para investigar o comprometimento cognitivo devido a possíveis doenças. 

 

Eficaz no descobrimento de:

TDAH
TEA
DISLEXIA

Funções investigadas na avaliação neuropsicológica:

Atenção
Memória
Raciocínio
Linguagem
Humor e Comportamento
Aprendizagem

Avaliação Psicopedagógica

Como identificar?

 

A criança ou adolescente está com notas baixas na escola e por mais que estuda não conseguem recuperar. Temos que olhar duas questões importantes;

1º Passo:

 

Ele sempre teve dificuldades escolares? Ou seja, todo ano é uma luta para conseguir fechar o boletim? 

 

2º Passo:

 

A dificuldade começou no terceiro ou quarto semestre por isto não está conseguindo entender o conteúdo das disciplinas?

E agora o que fazer?

 

São duas situações diferentes e cada qual com sua estratégia de intervenção. Em ambas é necessário procurar ajuda para saber se é uma situação passageira ou se há necessidades de verificar se existe algum fator que atrapalhe o bom desempenho escolar. Ajude seu filho a aprender a APRENDER.

A avaliação psicopedagógica irá verificar:

  • Cognição (como a pessoa aprende):

  • Leitura, escrita e compreensão;

  • Matemática (raciocínio lógico);

  • Hábitos de estudo;

  • Aspectos emocionais ligados à aprendizagem.

Rua da Saudade, 219

(esquina rua Itapeti)

Tatuapé

São Paulo

(11) 2671-1747

 

Celular e WhatsApp

99486-0408

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
whats.png