Audiometria

A audiometria serve para identificar problemas auditivos em fase inicial e para acompanhar problemas já existentes, sendo capaz de caracterizar o tipo e a intensidade da perda de audição. Normalmente, é o primeiro exame a ser realizado diante de alguma queixa como surdez, sensação de ouvido tampado, zumbido, entre outras queixas. Costuma ser realizado também em crianças em idade pré-escolar, muitas vezes é causa de baixo rendimento escolar. Algumas escolas chegam a exigir essa avaliação.

O exame deve ser realizado por fonoaudiólogos e realizado no interior uma cabine acústica que avalia a capacidade de ouvir e interpretar os sons. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que informa sobre as respostas do examinando aos diversos sons emitidos.

 

Tipos de Audiometria:

Audiometria Tonal:

Avalia a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar) através da obtenção de limiares auditivos, estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros, assim detectando o grau e o tipo de perda auditiva. Para realizar o exame o paciente deve ser instruído que os sons são diferentes uns dos outros (agudo, grave, forte, fraco) e que deve estar atento e concentrado. Precisa ser capaz de responder de forma sistemática aos sons apresentados, erguendo a mão (mais eficaz) ou apertando o botão sinalizador (lembrando que deve apertar e soltar) todas as vezes que ouvir um som no fone de ouvido, mesmo que seja bem fraco. 

 

Audiometria Vocal ou Logoaudiometria:

Tem como função principal avaliar a capacidade do paciente de perceber e reconhecer os sons da fala, além de complementar o exame de audiometria tonal. Na realização do mesmo o paciente irá repetir palavras que serão apresentadas com intensidade cada vez menor e com aproximadamente 40dB de nível de sensação.

 

Audiometria Ocupacional:

 

Avalia a audição do trabalhador devido sua função, principalmente se estiver exposto diariamente a ruídos. Pelo exame é possível verificar se houve perda auditiva e definir medidas preventivas.
Esse exame é rápido e previsto pelas leis trabalhistas. A audiometria ocupacional deve ser realizada na admissão do funcionário, seis meses após a contratação, anualmente e na demissão.

Contato

Segunda a Sexta-feira das 8h00 às 19h00

Sábado das 9h00 às 14h00

Rua da Saudade, 219 e 198  Tatuapé - São Paulo/SP - CEP 03323-050

(11) 2671-1747

       2096-4938

(11) 9 9486-0408

Localização

Clique nas nossas redes sociais

1.jpg
2.jpg
@2016 - Todos os direitos reservados
whats.png