top of page

Bullying

Atualizado: 3 de set. de 2020


O Bullying sempre existiu. Quando criança era chamada de magrela, CDF, Olívia Palito. Sofria com o Bullying na escola, mas nem sabia que isto que ocorria comigo e com outras crianças tinha um nome. Era tímida e não comentava isso em casa. Talvez por achar que não tinha muito o que fazer.

Em certa ocasião fui para a diretoria juntamente com outro menino que me agrediu fisicamente no bebedouro. Falei para a diretora o que acontecia comigo, mas tudo piorou, pois, a diretora foi até a minha sala de aula e chamou a atenção dos alunos, para que não fizessem mais isso. Esta atitude de proteção da diretora me causou ainda mais episódios de Bullying, pois, eu comecei a ser chamada de 'queridinha da diretora'.

Atualmente esse assunto é muito discutido nas escolas e entre os alunos. Mas por que, apesar de tantas ações de conscientizações, há muitos episódios de Bullying? Como reconhecer o problema? Quem são os agressores? E os agredidos? O Bullying praticado na internet que expõe a pessoa mundialmente ao constrangimento

Estas questões são respondidas em manual elaborado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Divulguem, pois precisamos acabar com isso, que gera muito sofrimento à crianças que ainda não têm seu ego formado e as opiniões externas têm bastante poder sobre elas.
Clique neste link para baixar o manual na íntegra:
http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Cartilhas/bullying.pdf

Bom, espero que o post de hoje tenha te ajudado de alguma forma! Se quiser mais dicas de estudos, educação, desenvolvimento infantil, acompanhe a SabiaMente nas redes sociais:


Alessandra Bizeli Oliveira Sartori

Pedagoga - Unopar

Psicopedagoga - Unifev

Mestre em saúde da criança e do adolescente - UNICAMP

Especialista em Reabilitação Neuropsicológica - IPAF

Mediadora de Pei (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo International Institute for the Enhancement of Learning Potential de Feuerstein (Israel)

Extensão em Psicanálise

Docente de cursos de pós-graduação

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page