top of page

Ensinando pelo exemplo. Criando o hábito da leitura

Atualizado: 2 de set. de 2020


Já ouviu falar que mais vale um exemplo que mil palavras? Pois é! Com a leitura funciona assim. Muitos pais relatam que seus filhos têm 'preguiça' de ler, mas quando questiono sobre os hábitos de leitura da família a resposta geralmente é que eles não gostam de ler ou não tem este hábito.


A criança é o espelho dos pais, e observam o tempo todo e aprendem assim, observando e interagindo com os objetos e pessoas. Sabem exatamente tudo o que se passa em casa, mesmo parecendo estarem alheios.

Como incentivar a leitura?

A leitura deve ser incentivada em casa e logo nos primeiros meses de vida do bebê.

Deixe livros ao alcance do bebê para que ele possa folhear, conte histórias, aproveitando esse momento para aconchega-lo, mostre as palavras e figuras nomeando-as.

Para crianças maiores, frequente regularmente bibliotecas e livrarias, Tenha sempre em casa gibis, revistas, jornais, livros, mas não como parte da decoração, e sim como objetos importantes e usados.

Incentive-os a contar histórias, a relatar como foi seu dia, a imaginar um final diferente para uma história lida, enfim, use a criatividade.

Leia para seu filho e o mais importante, leia aquilo que lhe dá prazer, seu filho perceberá quando estiver lendo por obrigação. Os resultados serão vistos lá na frente, com bom desempenho escolar.

Alguns benefícios da leitura:

  • estimula o raciocínio;

  • melhora o vocabulário;

  • ajuda na escrita, pois é fato de quem lê bastante escreve bem;

  • desenvolve a criatividade;

  • aumenta a imaginação;

  • adquire cultura e aumenta seus conhecimentos;

  • incute valores morais e regras

Bom, espero que o post de hoje tenha te ajudado de alguma forma! Se quiser mais dicas de estudos, educação, desenvolvimento infantil, acompanhe a SabiaMente nas redes sociais:


Alessandra Bizeli Oliveira Sartori

Pedagoga - Unopar

Psicopedagoga - Unifev

Mestre em saúde da criança e do adolescente - UNICAMP

Especialista em Reabilitação Neuropsicológica - IPAF

Mediadora de Pei (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo International Institute for the Enhancement of Learning Potential de Feuerstein (Israel)

Extensão em Psicanálise.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whats.png
bottom of page